quinta-feira, 1 de julho de 2010

Ídolos, títulos e artilharia

Ídolos, títulos e artilharia
O Chile teve jogadores com passagens marcantes pela seleção. A maioria deles atuou no meio-campo e no ataque. Porém, um dos principais atletas foi o arqueiro Roberto Rojas. Mesmo tendo manchado sua carreira com a farsa encenada no Maracanã, Rojas foi eleito pela imprensa chilena como o melhor goleiro de todos os tempos.

Outro jogador de defesa muito lembrado pelos chilenos é Elías Figueroa. O zagueiro, que defendeu o Internacional de Porto Alegre, atuou durante 16 anos pela seleção e disputou 70 partidas.



Artilharia


O maior artilheiro da história da seleção chilena é Marcelo Salas. O atacante marcou 37 gols em 70 partidas disputadas pelo Chile. Ao lado de Zamorano, Salas formou a dupla de ataque mais importante da La Roja.


Em relação ao ataque, o Chile tem boas lembranças de alguns jogadores. Leonel Sánchez é um deles. Considerado um dos melhores atletas chilenos, o atacante marcou 23 gols em 84 jogos e foi um dos artilheiros da Copa do Mundo de 1962.


Cortesia da Associação Nacional de Futebol Profissional do Chile



Da safra mais recente, a dupla Zamorano e Salas é muito recordada pelos chilenos. Os dois, conhecidos pelos torcedores como Sa-Za, marcaram juntos 71 gols pelo Chile.

A dupla de destaque atual é formada por Valdívia, que teve boa passagem pelo Palmeiras, e Humberto Suazo, artilheiro das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010 com 10 gols.



Curiosidades


- A Copa do Mundo de 1962, disputada no Chile, quase teve sua localização alterada, devido a um terremoto ocorrido no país dois anos antes.

- Um jogador chileno já foi o goleador de uma Copa. No Mundial de 1962, quando o país foi sede, Leonel Sánchez marcou quatro gols e, ao lado de Garrincha e Vavá, do Brasil, Florian Albert, da Hungria, Dragan Jerkovic, da Iugoslávia, Valentin Ivanov, da Rússia, foi o artilheiro da edição.

- O Chile se classificou na repescagem para a Copa do Mundo de 1974, mas não teve adversário. Isso porque a seleção russa, que deveria enfrentar os sul-americanos, desistiu da partida em território chileno por não reconhecer o governo do ditador Augusto Pinochet. Além disso, os russos diziam que o estádio Nacional, local da partida, era utilizado como prisão política. Na ocasião, o Chile entrou em campo sem rival e marcou um gol contra a meta vazia, que rendeu a classificação para o Mundial. O primeiro jogo disputado na Rússia terminou empatado
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário